<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6049491589709465472\x26blogName\x3dCaminha+Geral\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bprmadeira5.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bprmadeira5.blogspot.com/\x26vt\x3d8504931428507830715', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 Caminha Geral

 

 
 

ë Livro da semana: Guia dos Monumentos do Funchal

segunda-feira, 21 de abril de 2008
"A baía do Funchal proporcionou aos primeiros povoadores uma área ampla e abrigada, servida pela água de três ribeiras, com uma grande extensão de praia acessível e uma quantidade razoável de terrenos com pouco declive. A sua particular orografia e clima possibilitaram o desenvolvimento de um núcleo urbano de dimensões consideráveis que assumiu desde cedo o papel de capital do arquipélago.

Três ciclos económicos se destacam na construção da Cidade: o do açúcar, o do vinho e o do turismo, podendo, com alguma amplitude, ser associados, o primeiro aos séculos XV e XVI, o segundo aos séculos XVII e XVIII e o terceiro aos séculos XIX e XX.

Os monumentos seleccionados para serem apresentados no roteiro representam marcos na construção do Funchal, constituem documentos importantes para a história da cidade e, por consequência, do Arquipélago. À cidade da descoberta (XV¬XVI), onde pontificaram edifícios como a Igreja e Mosteiro de Santa Clara, a Sé e a Alfãndega - que comprovam o enriquecimento proveniente do comércio do açúcar -, seguiu-se a cidade fortificada (XVII-XVIII), de que nos restam as principais fortificações - como o Forte de Santiago e a Fortaleza do Pico, sem esquecer a Fortaleza de São Lourenço, de raiz anterior - e onde se destacam ainda os grandes solares urbanos e a arquitectura ligada ao comércio do vinho; a cidade moderna (XIX-XX), foi a da abertura das novas avenidas e dos hotéis e equipamentos públicos, como o Reid's Hotel e o Monte Palace, o Mercado, o Liceu e o Tribunal.

Esta selecção responde a uma solicitação feita junto da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através da Direcção de Serviços do Património Cultural, para ser incluída no programa editorial realizado no âmbito das Comemorações dos 500 anos da Cidade do Funchal e partiu de uma lista de Monumentos que poderiam ser assinalados nesta efeméride".

FLO725FUN
Guia dos monumentos do Funchal / coord. Diva Freitas ; texto Alda Pereira ; fot. Roberto Pereira. - Funchal : Funchal 500 Anos, D.L. 2008. - 135, [9] p. : il. ; 21 cm. - (Guias do Funchal ; 2). - [SLG]. - [DEPÓSITO]. - Contém bibliografia
ISBN 978-989-95637-9-7