ë
Livro da semana: Atlas das aves : nidificantes do Parque Ecológico do Funchal
segunda-feira, 16 de março de 2009
Sinopse
O arquipélago da Madeira alberga um rico património natural e ao nível da avifauna destacam-se quatro espécies que, em todo o mundo, apenas existem na Madeira: o Pombo-trocaz Columba trocaz, a Freira-da-madeira Pterodroma madeira, a Freira-do-bugio Pterodroma feae e o Bisbis Regulus madeirensis. Para além destas, muitas aves europeias encontram-se representadas na Madeira por subespécies únicas, como são os casos da Manta Buteo buteo harterti, da Coruja Tyto alba schmitzi, da Lavandeira Motacilla cinerea schmitzi ou do Pintarroxo Carduelis cannabina guentheri. O Parque Ecológico do Funchal constitui, hoje em dia, um local privilegiado para desfrutar da importante avifauna madeirense. O gradiente de altitude que aqui encontramos, junto com a gestão cuidada deste espaço, permitem a existência de uma grande variedade de habitats, representando praticamente todos os tipos de paisagens naturais existentes na Ilha da Madeira. Esta diversidade reflecte-se num elevado número de espécies de aves, vinte e seis, correspondendo a mais de metade das espécies existentes na ilha.
A acessibilidade deste espaço a partir do Funchal e as infra-estruturas de lazer e apoio de que dispõe, ajudam a transformar o Parque Ecológico do Funchal num excelente destino para quem quer observar e conhecer as aves da Madeira.O Atlas das Aves Nidificantes do Parque Ecológico do Funchal retrata, de uma forma acessível, a distribuição e abundância de todas as espécies de aves que ocorrem neste espaço natural. A primeira parte do livro compreende uma descrição da área de estudo, onde para além de uma apresentação geral desta área municipal, é feita uma caracterização biogeográfica, com particular incidência no coberto vegetal, aspectos meteorológicos e geológicos. Numa segunda parte é apresentada a descrição da metodologia adoptada e os resultados, onde se apresenta uma análise global dos dados obtidos, tais como a riqueza específica e a variação temporal das espécies registadas. A terceira parte consiste na apresentação dos mapas de distribuição das espécies e numa descrição dos dados referentes a cada uma das aves detectadas na área de estudo. As espécies que não nidificam no Parque e que são visitantes regulares ou ocasionais são objecto de um pequeno capítulo no final do livro. Pretende, em suma, aproximar este património da população, constituindo um convite ao seu desfrute por parte de todos os madeirenses e dos visitantes do arquipélago.
FAGUNDES, Ana IsabelAtlas das aves : nidificantes do Parque Ecológico do Funchal / Ana Isabel Fagundes, João Nunes, Jorge Ferreira ; il. Elisabete Henriques ; rev. Carlos Pereira... [et al.]. - 1ª ed. - Funchal : Município, 2008. - 115 p. : il. ; 22 cm. - [SLG]. - Bibliografia, p.112-115
ISBN 978-972-9141-55.3
Sinopse
FAGUNDES, Ana Isabel
O arquipélago da Madeira alberga um rico património natural e ao nível da avifauna destacam-se quatro espécies que, em todo o mundo, apenas existem na Madeira: o Pombo-trocaz Columba trocaz, a Freira-da-madeira Pterodroma madeira, a Freira-do-bugio Pterodroma feae e o Bisbis Regulus madeirensis. Para além destas, muitas aves europeias encontram-se representadas na Madeira por subespécies únicas, como são os casos da Manta Buteo buteo harterti, da Coruja Tyto alba schmitzi, da Lavandeira Motacilla cinerea schmitzi ou do Pintarroxo Carduelis cannabina guentheri.
O Parque Ecológico do Funchal constitui, hoje em dia, um local privilegiado para desfrutar da importante avifauna madeirense. O gradiente de altitude que aqui encontramos, junto com a gestão cuidada deste espaço, permitem a existência de uma grande variedade de habitats, representando praticamente todos os tipos de paisagens naturais existentes na Ilha da Madeira. Esta diversidade reflecte-se num elevado número de espécies de aves, vinte e seis, correspondendo a mais de metade das espécies existentes na ilha.
A acessibilidade deste espaço a partir do Funchal e as infra-estruturas de lazer e apoio de que dispõe, ajudam a transformar o Parque Ecológico do Funchal num excelente destino para quem quer observar e conhecer as aves da Madeira.O Atlas das Aves Nidificantes do Parque Ecológico do Funchal retrata, de uma forma acessível, a distribuição e abundância de todas as espécies de aves que ocorrem neste espaço natural. A primeira parte do livro compreende uma descrição da área de estudo, onde para além de uma apresentação geral desta área municipal, é feita uma caracterização biogeográfica, com particular incidência no coberto vegetal, aspectos meteorológicos e geológicos. Numa segunda parte é apresentada a descrição da metodologia adoptada e os resultados, onde se apresenta uma análise global dos dados obtidos, tais como a riqueza específica e a variação temporal das espécies registadas. A terceira parte consiste na apresentação dos mapas de distribuição das espécies e numa descrição dos dados referentes a cada uma das aves detectadas na área de estudo. As espécies que não nidificam no Parque e que são visitantes regulares ou ocasionais são objecto de um pequeno capítulo no final do livro.
Pretende, em suma, aproximar este património da população, constituindo um convite ao seu desfrute por parte de todos os madeirenses e dos visitantes do arquipélago.
FAGUNDES, Ana Isabel
Atlas das aves : nidificantes do Parque Ecológico do Funchal / Ana Isabel Fagundes, João Nunes, Jorge Ferreira ; il. Elisabete Henriques ; rev. Carlos Pereira... [et al.]. - 1ª ed. - Funchal : Município, 2008. - 115 p. : il. ; 22 cm. - [SLG]. - Bibliografia, p.112-115
ISBN 978-972-9141-55.3
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home